Porque eu criei um site no Blogger e não no WordPress?

Muita gente sempre me faz a mesma pergunta, porque que eu optei criar um site no Blogger e não no WordPress? 

Vou responder sua pergunta, quem me conhece sabe que todos os meus sites são feitos na plataforma Blogger, é que acontece que no Blogger eu não preciso pagar hospedagem, e sim apenas o domínio. Já no WordPress além de ter que se preocupar com hospedagem, eu teria que me preocupar também com a velocidade do site, segurança do site e ainda em manter o funcionamento da hospedagem em dia. Já no Blogger eu nem preciso me preocupar com isso, a gigante Google da conta de tudo, e o melhor é grátis. E se caso algo viesse acontecer com o Blogger futuramente, eu tenho todos backup salvo para a qualquer momento trocar de plataforma.

O que é Blogger? 


O Blogger é um serviço simples que permite criar um blog e publicá-lo online imediatamente. O WordPress, por outro lado, é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) completo para a construção de sites (neste artigo, estamos falando do WordPress auto-hospedado, que é diferente do WordPress.com ). Cada um tem seus prós e contras exclusivos, dos quais você deve estar ciente antes de optar por um sobre o outro.


No Blogger você pode escolher entre uma variedade de temas para determinar a aparência e o layout do seu blog, dar um título a ele e escolher um URL (que terá blogspot.com adicionado ao final, a menos que você pague por um domínio personalizado ). Em seguida, você terá acesso a um painel simples:





Neste painel, você poderá criar postagens , adicionar páginas ao seu blog, ver e responder a comentários, trocar ou personalizar templates e realizar outras tarefas básicas relacionadas ao blog. Tudo o que você adicionar ou alterar será imediatamente atualizado em seu site ao vivo.

Os prós e contras do Blogger vs WordPress


Agora que apresentamos as duas plataformas e explicamos o que elas fazem, vamos detalhar um pouco mais suas vantagens e desvantagens relativas.

Prós do Blogger:


  • Muito fácil, qualquer um pode abrir um Blogger e começar ganhar dinheiro mesmo sem domínio personalizado
  • É muito rápido e simples de começar – você pode literalmente criar um blog em minutos.
  • Você poderá aprender a criar conteúdo e usar todos os recursos principais imediatamente.
  • Você não precisa de um plano de hospedagem, tornando esta solução 100% gratuita.
  • Uma grande variedades de templates terceiro
  • Suporte ao cliente

Contras do Blogger:


  • Para um iniciante sem ideias de programação a funcionalidade da plataforma parece ser muito básica que sabe o que fazer muito com ela além de criar um blog padrão e postar conteúdo.
  • Você não é totalmente “dono” do seu conteúdo porque está tudo nos servidores do Google (é sempre importante fazer backup todos os dias ).
  • Não tem como personalizar htacess, pois está na raiz do Blogger, o que impossibilita alguns recursos

Prós do WordPress:

  • Embora exija um pouco mais de trabalho do que o Blogger, iniciar um blog com o WordPress ainda é um processo bastante rápido e indolor, e a maioria dos hosts WordPress de qualidade pode lidar com a configuração para você.
  • A plataforma é amigável para iniciantes e fácil de aprender, especialmente se você a estiver usando para algo simples (por exemplo, um blog).
  • Existem milhares de opções de personalização na forma de plugins e temas, permitindo que você molde seu site da forma que quiser.
  • Para usuários mais avançados, o WordPress simplifica a adição de código personalizado e recursos complexos ao seu blog.

Contras do WordPress:


  • Iniciar um site WordPress normalmente requer um pequeno investimento monetário . Na verdade, você pode encontrar hospedagem WordPress gratuita , mas não a recomendamos para um site sério.
  • Você será mais responsável por garantir que seu site tenha um bom desempenho e seja seguro .
  • Esses resumos devem dar uma ideia sólida de onde ambas as plataformas brilham e onde elas ficam aquém. Agora, veja como decidir qual você deve usar.
Agora que você já viu uma pequena visão minha sobre ambas plataformas, irei responder umas perguntas que todo mundo queria saber.

O Blogger tem limite de postagem?

Não o Blogger não tem limite de postagem e nem de páginas.

O Blogger tem limite de armazenamento?


Não o Blogger não tem nenhum limite de armazenamento, apesar que a equipe do Blogger diz ter os mesmo 15gb da conta do Google drive, mas na verdade nunca notei nenhuma mudança no armazenamento do drive.

Como personalizar site criado no Blogger?

Existe diversas formas de personalização do Blogger, você pode personalizar os modelos que já vem nele mesmo, ou você pode baixar templates de terceiros ou até mesmo comprar templates profissionais como este meu mesmo. Caso você tenha interesse em uns templates bacana, recomendo muito esses sites: https://www.templateify.com/https://www.soratemplates.com/https://www.pikitemplates.com.

O Blogger vai acabar?

Não, tá maluco? Os sites criados no Blogger fazem parte de pelo menos 40% de toda internet, e a Google lucra bastante com seus criadores de conteúdos, justamente pela facilidade que o Blogger tem.

Se por acaso você tenha alguma dúvida sobre o Blogger, sinta-se livre para fazer um comentário.


O que achou da postagem? Comente!

Use sua conta Google para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem