O que Lula não sabe sobre os jogos: Saiba os benefícios dos Games

GS
6


 Porque Lula está errado sobre os jogos: Saiba os  benefícios dos Games


 Nesta terça-feira (19), o  presidente Lula (PT) falou sobre um suposto efeito dos jogos digitais sobre as crianças. Segundo Lula, "os jogos só ensinam a matar". A declaração do presidente, associando games aos ataques nas escolas brasileiras, foi criticada pela Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames). Nesse sentido, discordamos do atual presidente Lula, sabendo que não há estudos conclusivos que relacionem comportamentos agressivos puramente à influência dos jogos. Ao contrário disso, há várias evidências dos benefícios dos games em inúmeras áreas de nossas vidas, como estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais. Neste post, vamos explorar alguns desses benefícios e dar dicas de como aproveitar os jogos de forma saudável e equilibrada.


Benefícios cognitivos

Os jogos podem melhorar a atenção, a memória, o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a tomada de decisões dos jovens. Isso acontece porque os jogos exigem que os jogadores se concentrem em diferentes estímulos, lembrem de regras e informações, sigam instruções, planejem estratégias, analisem situações e escolham as melhores ações. Essas habilidades são essenciais para o aprendizado e o desempenho acadêmico dos jovens.


Benefícios sociais

Os jogos também podem favorecer a interação social e o senso de pertencimento dos jovens. Muitos jogos permitem que os jogadores se comuniquem com outros jogadores online, trocando experiências, dicas e opiniões. Além disso, os jogos podem estimular a cooperação, a competição saudável, a empatia e o respeito pelas diferenças. Essas habilidades são importantes para o desenvolvimento de relações interpessoais positivas e para a convivência em sociedade.


Benefícios emocionais

Os jogos também podem proporcionar benefícios emocionais para os jovens. Eles podem ajudar a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, pois oferecem uma forma de escapar da realidade e de se divertir. Além disso, os jogos podem aumentar a autoestima, a autoconfiança e a motivação dos jovens, pois eles podem se sentir desafiados, recompensados e reconhecidos pelos seus esforços e conquistas. Essas habilidades são fundamentais para o bem-estar e a saúde mental dos jovens.


Dicas para aproveitar os jogos de forma saudável e equilibrada

Apesar dos benefícios que os jogos podem trazer para os jovens, é preciso ter alguns cuidados para evitar que eles se tornem um vício ou uma fonte de problemas. Aqui vão algumas dicas para aproveitar os jogos de forma saudável e equilibrada:


- Escolha jogos adequados à sua idade, ao seu gosto e aos seus objetivos. Existem diversos gêneros e plataformas de jogos disponíveis no mercado, então pesquise bem antes de comprar ou baixar um jogo. Procure por jogos que sejam educativos, divertidos e que não contenham violência excessiva ou conteúdo impróprio.

- Estabeleça limites de tempo e frequência para jogar. Não deixe que os jogos atrapalhem as suas outras atividades, como estudar, trabalhar, se alimentar, dormir ou se exercitar. Defina um horário específico para jogar e respeite-o. Se possível, use um despertador ou um aplicativo para controlar o tempo que você passa nos jogos.

- Jogue com moderação e responsabilidade. Não jogue quando estiver cansado, irritado ou sob influência de álcool ou drogas. Não jogue por obrigação ou por pressão dos outros. Não jogue para fugir dos seus problemas ou para compensar alguma frustração. Jogue apenas quando estiver com vontade e com disposição.

- Jogue com outras pessoas. Prefira jogar com amigos, familiares ou pessoas que você conheça e confie. Evite jogar com estranhos ou pessoas que possam te ofender, te assediar ou te enganar. Seja educado, respeitoso e cooperativo com os outros jogadores. Não use palavras ofensivas ou agressivas nos chats ou nos fóruns dos jogos.

Em resumo, os jogos são uma ferramenta importante para o desenvolvimento da inteligência e da personalidade, além de ampliar os contatos sociais e aumentar a motivação. Eles também ajudam a melhorar o raciocínio, contribuem para o aumento de rendimento na escola e desenvolvem a memória e a atenção dos jovens.







Ajude o Blog a continuar ativo fazendo um PIX de incentivo: 49c257b1-5163-4b50-88ec-bd75810a1c1c


Se você gostou da matéria por favor nos siga no Google News clicando no botão abaixo e não perca nenhuma das nossas postagens.
SEGUIR SINHO PLAYER NO GOOGLE NEWS

Postar um comentário

6Comentários

Use sua conta Google para comentar!

Postar um comentário