Por que os técnicos portugueses ficam agachados a beira do campo?

Sinho
0



 Hábitos de técnicos portugueses que chamam bastante atenção: Agachar e fazer esquema tático com copos

Por que será que os técnicos portugueses ficam agachados a beira do campo? Essa é uma pergunta que muitos fãs de futebol se fazem ao assistir aos jogos da seleção nacional ou dos clubes lusitanos. Será que é uma questão de estilo, de conforto ou de estratégia? Neste post, vamos tentar desvendar esse mistério e analisar as possíveis razões por trás desse comportamento tão peculiar.

Treinadores como Abel Ferreira, Vitor Pereira e até mesmo Rúben Amorim costumam ficar nessa posição bastante característica 


Por que técnicos Portugueses ficam agachados na beira do campo?

Uma das hipóteses mais comuns é que os técnicos portugueses ficam agachados para terem uma melhor visão do campo e dos movimentos dos jogadores. Assim, eles podem observar mais detalhes e fazer correções táticas mais rapidamente. Além disso, ao ficarem agachados, eles evitam bloquear a visão dos seus auxiliares ou dos reservas que estão no banco.

Rúben Amorin agachado


Agachar aumenta o Fluxo Sanguíneo no cérebro

Outra explicação da ciência é que a posição de agachamento aumenta o fluxo sanguíneo para diferentes partes do cérebro, incluindo o hipocampo. Quando envelhecemos, o fluxo sanguíneo para o hipocampo diminui, e isso está ligado ao declínio cognitivo. Então possa ser que na escola de técnicos portuguesa ensinam os técnicos a ficarem nesta posição para que recebam mais fluxo sanguíneo no cérebro e fazer que pensem melhor nas estratégias do jogo.


Agachar diminui o estresse, tensão e ansiedade

Outra possibilidade é que os técnicos portugueses ficam agachados por uma questão de nervosismo ou ansiedade. Ao se agacharem, eles podem liberar a tensão e se concentrar melhor no jogo. Também pode ser uma forma de se protegerem das críticas ou dos insultos que vêm das arquibancadas ou da imprensa. Ao se agacharem, eles se tornam menos visíveis e menos vulneráveis.

Abel Ferreira Agachado - Foto de GE


De qualquer forma, parece que se trata de uma marca registrada dos técnicos portugueses, que os diferencia dos demais.

Seja qual for a razão, o fato é que os técnicos portugueses ficam agachados a beira do campo e isso chama a atenção de todos que assistem aos seus jogos. Alguns acham graça, outros acham estranho, mas ninguém pode negar que eles são apaixonados pelo futebol e que fazem de tudo para levar as suas equipes à vitória. 

Ainda sem nenhuma explicação concreta, esse mistério ainda prevalecerá, mas se você ver um técnico agachado em algum jogo aleatório, pode ter certeza que é um técnico Português.


Analisar jogos com copos

Outra curiosidade é que alguns técnicos portugueses costumam fazer desenhos táticos na beira do campo com copos, não há nenhuma explicação mas é algo que chama atenção.


Abel ferreiras analisando jogo com copos

 Vitor pereira desenhando jogo com copos

Não é falta de prancheta, é apenas umas das "tradições" dos técnicos portugueses quem vem ao nosso Brasil. A gente estava tão acostumados com técnicos brasileiros que esses costumes se tornam novidades por aqui.

E você, o que acha desses hábitos dos técnicos portugueses? Deixe o seu comentário e compartilhe este post com os seus amigos!


Ajude o Blog a continuar ativo fazendo um PIX de incentivo: 49c257b1-5163-4b50-88ec-bd75810a1c1c


Se você gostou da matéria por favor nos siga no Google News clicando no botão abaixo e não perca nenhuma das nossas postagens.
SEGUIR SINHO PLAYER NO GOOGLE NEWS

Postar um comentário

0Comentários

Use sua conta Google para comentar!

Postar um comentário (0)