Como fazer uma maratona de Humanas para o ENEM?

GS
0



         Como maratonar humanas para o Enem?

Olá, pessoal! Hoje, vou mostrar a melhor maneira de estudar humanas focando na prova do ENEM. Na minha opinião, essa maneira é através da "maratona de estudos de humanas", que consiste em maratonar aulas, revisar e praticar. 

Bom, nesse sentido, vamos ver passo a passo como efetuar essa estratégia.

Como é a prova de Humanas no ENEM?


A prova de Ciências Humanas do Enem é aplicada durante o primeiro dia do exame, junto da prova de linguagens e da redação, e recebe o nome de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Ela reúne 45 questões objetivas de múltipla escolha sobre História, Geografia, Sociologia e Filosofia. A correção da prova é feita com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que leva em conta a dificuldade das questões e o número de acertos dos candidatos.




Método de como maratonar os estudos de humanas para ENEM?

O primeiro passo é começar por uma matéria que você se sinta mais confortável, mas fica a seu critério escolher qual. Nesse sentido, você vai maratonar as aulas como se fosse uma série da Netflix, assistindo uma atrás da outra. Não precisa ser necessariamente durante o tempo de estudo, podendo ser também quando estiver fazendo outras coisas, como trabalhando, arrumando a casa, entre outras atividades. Assim, você estará absorvendo o conhecimento, não precisando saber detalhes, somente o contexto histórico, ideias e pensamentos da sociedade daquela época e, claro, costumes e estruturas também. Isso porque no ENEM não se cobra detalhes, e sim interpretação, precisando apenas de um conhecimento prévio ou ideia da época.

O segundo passo é, à medida que formos maratonando as aulas, recomendo fazer resumos e mapas mentais. Você pode pegar modelos prontos na internet, como eu fiz. Lembrando que o objetivo aqui é poupar o máximo de tempo possível, então não é necessário fazer esses resumos, sendo opcional. Porém, eu recomendo, pois vai ajudar a lembrar e manter os assuntos frescos na memória. Um dos aplicativos que recomendo para ajudar nesse caso é o Anki, mas existem vários outros que você pode usar também.

O terceiro passo é em relação à Geografia, que vamos estudar de forma um pouco diferente, porque há muitos assuntos que exigem uma fixação melhor. Nesse caso, estaremos usando uma abordagem mais parecida com o estudo de matérias de exatas e da natureza, vendo vídeoaulas e fazendo alguns exercícios. Eu recomendo fazer de três a cinco exercícios por assunto. Depois disso, podemos passar para o último passo.

 O último passo é sobre os simulados. Durante toda essa maratona, não mencionei a importância de fazer simulados, mas aqui é onde começamos. Iremos fazer provas antigas do ENEM com a intenção de praticar, primeiro, nossa interpretação e, em seguida, o tempo da prova. No começo, pode ser difícil e você pode pensar que não sabe nada, mas à medida que fizer mais provas, sua taxa de acerto irá aumentar.

                                  



Como interpretar a prova de humanas do ENEM?

Aqui vai algumas dicas de como melhorar sua interpretação para prova do ENEM:

  1.Leia primeiro o comando da questão

  2.Depois veja quais as alternativas tem mais chance de ser a certa, assim já descartando outras.

  3.Leia com muita atenção o texto-base e sempre relacionando palavras chaves com a pergunta do comando, assim tentando chegar na alternativa mais compatível com o comando. 

  4. E sempre anote as palavras e expressões desconhecidas.

              Vídeo que achei bem explicadinho 👀




Quais ferramentas usar para estudar Humanas para o ENEM?

As ferramentas que eu recomendo para estudar Humanas são o Anki, para as revisões, e o YouTube, para maratonar aulas, caso você não assine nenhuma plataforma de ensino online.

Os canais que eu recomendo são, o canal Parabólica do professor Pedro Rennó para historia, arte, filosofia e Sociologia, extremamente bom e focado no ENEM.

 E para Geografia eu recomendo o canal do Professor Ricardo Marcílio que aborda toda a Geografia que você precisa para o ENEM.

 Para questões e exercícios, você pode usar o site do Estuda.com, o plano grátis é mais do que o suficiente.



Além de tudo o que escrevi aqui nesta "matéria", é necessário também esforço e determinação. Espero ter ajudado você em sua jornada, assim como me ajudou. Além disso, se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários e, se possível, ajude compartilhando este post com seus amigos e amigas.

Obrigado por ler!
Boa sorte!











Ajude o Blog a continuar ativo fazendo um PIX de incentivo: 49c257b1-5163-4b50-88ec-bd75810a1c1c


Se você gostou da matéria por favor nos siga no Google News clicando no botão abaixo e não perca nenhuma das nossas postagens.
SEGUIR SINHO PLAYER NO GOOGLE NEWS

Postar um comentário

0Comentários

Use sua conta Google para comentar!

Postar um comentário (0)