O planeta mais assustador que parece com a Terra

Sinho
2

Você já imaginou como seria viver em um planeta que parece com a Terra, provável que sim, mas e em muito perigoso?

Pois é exatamente isso que os cientistas descobriram ao estudar o planeta HD 189733b, um gigante gasoso que orbita uma estrela a 64,5 anos-luz de distância da Terra. Esse planeta tem uma cor azul intensa, que lembra uma bolinha de gude, mas não se engane: ele é um dos lugares mais hostis que existem no universo.

O planeta mais assustador que parece com a Terra
BBC Earth Lab

HD 189733b foi descoberto em 2005 pelos astrônomos franceses, que observaram o seu trânsito na frente da sua estrela. Desde então, ele vem sendo alvo de muitas pesquisas, que revelaram características surpreendentes e assustadoras sobre esse mundo alienígena. Por exemplo, você sabia que a temperatura na superfície desse planeta é de cerca de 1000 graus Celsius? Isso é quase o dobro da temperatura do mercúrio, o planeta mais quente do nosso sistema solar.

Mas não é só isso: HD 189733b também tem uma atmosfera muito densa e turbulenta, que gera ventos de até 8700 km/h. Isso é mais de sete vezes a velocidade do som! E o pior: esses ventos carregam partículas de silicato, que se condensam em gotas de vidro na alta temperatura. Ou seja, nesse planeta chove vidro em forma de agulha, que corta tudo o que encontra pelo caminho. Seria como ser atingido por milhões de facas ao mesmo tempo.

tempestade do planeta HD 189733b
BBC Earth lab

Além disso, HD 189733b é um planeta muito próximo da sua estrela, a ponto de estar preso em uma rotação sincronizada. Isso significa que ele sempre mostra a mesma face para a estrela, criando um lado permanentemente iluminado e outro permanentemente escuro. Essa diferença de iluminação e temperatura gera uma enorme pressão na atmosfera, que provoca tempestades violentas e variações climáticas extremas.

HD 189733b
Nasa SVS

Como se não bastasse tudo isso, HD 189733b ainda sofre com a radiação intensa da sua estrela, que é uma anã laranja muito ativa e instável. Essa radiação é capaz de ionizar a atmosfera do planeta e arrancar parte dela para o espaço. Os astrônomos estimam que esse planeta perde entre 100 e 600 milhões de toneladas de massa por segundo por causa desse processo. Isso significa que ele está sendo literalmente vaporizado pela sua estrela.

Diante de tantos perigos, fica claro que HD 189733b não é um lugar adequado para a vida como conhecemos. Na verdade, ele é um dos planetas mais assustadores que já foram descobertos até hoje. Por mais que ele tenha uma aparência bonita e parecida com a Terra, ele é um verdadeiro inferno cósmico. Por isso, se um dia você tiver a oportunidade de visitar esse planeta, pense duas vezes antes de aceitar. Você provavelmente não sobreviveria nem cinco segundos nessa esfera infernal.

Ajude o Blog a continuar ativo fazendo um PIX de incentivo: 49c257b1-5163-4b50-88ec-bd75810a1c1c

Se você gostou da matéria por favor nos siga no Google News clicando no botão abaixo e não perca nenhuma das nossas postagens.
SEGUIR SINHO PLAYER NO GOOGLE NEWS

Postar um comentário

2Comentários

Use sua conta Google para comentar!

Postar um comentário