O que é Neuralink? O chip que pode destruir a humanidade

GS
0



Saiba o que é Neuralink: o chip que pode evoluir ou destruir a humanidade


Você já ouviu falar do Neuralink? É uma empresa fundada por Elon Musk que tem como objetivo desenvolver uma interface cérebro-computador que permita a comunicação direta entre humanos e máquinas. Neste post, vamos contar um pouco da história e o que esperar do futuro do Neuralink e as consequências para a humanidade e a sociedade.


Historia da Neuralink

O Neuralink foi criado em 2016, mas só se tornou público em 2017, quando Musk anunciou que estava trabalhando em um projeto que poderia ajudar pessoas com doenças neurológicas, como Alzheimer, Parkinson, epilepsia e paralisia. O plano era implantar eletrodos no cérebro que pudessem ler e escrever sinais elétricos, criando uma ponte entre o órgão e um dispositivo externo.


                       


Em 2019, o Neuralink revelou o seu primeiro protótipo: um chip do tamanho de uma moeda que seria conectado a fios flexíveis que entrariam no cérebro através de pequenos orifícios feitos por um robô cirúrgico. O chip teria capacidade de transmitir dados sem fio para um smartphone ou outro aparelho. O objetivo inicial era testar o dispositivo em animais e depois em humanos voluntários.




Em 2020, o Neuralink mostrou o seu avanço mais impressionante: um porco chamado Gertrude que tinha um chip implantado no seu cérebro há dois meses. O chip registrava a atividade neural da parte do cérebro responsável pelo olfato e mostrava em uma tela as ondas cerebrais do animal. Musk afirmou que o porco estava saudável e feliz e que o chip poderia ser removido sem causar danos.



Em 2021, o Neuralink surpreendeu novamente ao divulgar um vídeo de um macaco chamado Pager que jogava videogame usando apenas a sua mente. O macaco tinha dois chips implantados em cada lado do seu cérebro, que captavam os sinais neurais relacionados aos seus movimentos. O macaco aprendeu a controlar um joystick com a sua mão e depois com o seu cérebro, usando um sistema de recompensa baseado em suco de banana.



O que esperar do futuro do Neuralink?

Musk tem grandes ambições para a sua empresa. Ele diz que o Neuralink poderá não só tratar doenças e lesões cerebrais, mas também aumentar as capacidades cognitivas e sensoriais dos humanos, permitindo que eles se comuniquem telepaticamente, aprendam novas habilidades instantaneamente, armazenem memórias externamente e até se fundam com a inteligência artificial.



Quais as consequancia do uso do Neuralink?

  O Neuralink abre possibilidades incríveis, mas também levanta questões éticas, morais e sociais. Quem terá acesso a essa tecnologia? Quais são os riscos de invasão de privacidade, manipulação ou hackeamento? Como garantir a segurança e a regulamentação desse tipo de implante? Como lidar com as diferenças entre os humanos com e sem o Neuralink? Como preservar a identidade e a autonomia dos indivíduos?


Essas são perguntas que ainda não têm respostas definitivas, mas que precisam ser debatidas com urgência. O Neuralink é uma das tecnologias mais revolucionárias e controversas da atualidade, que pode mudar para sempre a forma como nos relacionamos com nós mesmos, com os outros e com o mundo.


Ajude o Blog a continuar ativo fazendo um PIX de incentivo: 49c257b1-5163-4b50-88ec-bd75810a1c1c


Se você gostou da matéria por favor nos siga no Google News clicando no botão abaixo e não perca nenhuma das nossas postagens.
SEGUIR SINHO PLAYER NO GOOGLE NEWS

Postar um comentário

0Comentários

Use sua conta Google para comentar!

Postar um comentário (0)